Homenagens

Homenagem do Tribunal de Justiça do Estado do Pará

Por honrosa deferência a mim concedida,delegou-me o Tribunal,através de sua presidência,a grata incumbência de agradecer em nome dos homenageados,com a outorga da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário instituida pela resoluçãp número 008/2005. A solenidade de homenagens foi realizada no Hangar nesta sexta-feira (16) em comemoração ao Dia da Justiça.

É com muita honra e também com muito compromisso que agradeço a Corte a homenagem que nos presta nesse momento,que,sem dúvida nenhuma,é tão marcante como outros momentos que passaram em nossas vidas.

Esta homenagem é uma das formas que o Poder Judiciário paraense traduz sentimentos de gratidão pela conduta exemplar dos concidadões,realçando o valor pessoal dos que a recebem e constituindo o exemplo vivo de que nunca o ideal desaparece daqueles que sabem servir.

A atual administração do Poder Judiciário do Estado tem concentrado seus esforços no sentido de aprimorar constantemente a qualidade e aumentar a prestação jurisdicional,que por excel6encia constitui a sua atividade fim.

O judiciário,fundamento da democracia,e com plena convicção do nosso Estado,vem decidindo com independência e sem outro comprometimento,que não seja com o Direito e com a Justiça.

A fortaleza da justiça é a própria garantia dos direitos dos cidadões ,é a segurança pública, é a própria certeza em oposição ao caos e ao arbítrio.

Creio no Judiciário paraense mais democrático em suas relações de poder e,portanto,responsável também,no exercício da função jurisdicional,pela elaboração de políticas públicas construtoras dos princípios fundamentais do Estado Democrático e de Direito.

Um Judiciário forte e independente é a maior garantia do cidadão e o esteio de um Estado Democrático.

Cidadania.... só com justiça!

Parabéns. Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Pará

Texto: deputado Manoel Pioneiro

Câmara Municipal de Mãe do Rio homenageia presidente da Alepa com o título de cidadão mãeriense

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro, foi homenageado na noite desta sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Mãe do Rio, com o título de cidadão mãeriense. A sessão presidida pelo vereador e presidente da Câmara Antônio do Carmo (PMDB), contou com a presença de 09 vereadores, (em sua maioria proponentes dos títulos), autoridades municipais, convidados e o público em geral.
O presidente Antônio do Carmo saudou os presentes e disse sentir-se honrado em estar à frente do  Poder Legislativo Municipal  e poder homenagear as personalidades que representam o cumprimento do dever cidadão dentro de suas diversas áreas de atuação. A Câmara Municipal de Mãe do Rio é naturalmente um lugar democrático, e como tal, propenso a debates e divergências, mas que "hoje reune-se nesta homenagem a ilustres personalidades da capital e do município numa clara demonstração de harmonia e paz", ressaltou Do Carmo.

O vereador Júlio Bastos (PSDB), usando da palavra, em nome dos vereadores e um dos proponentes dos títulos citou a Parábola das Sementes que significam os títulos concedidos a cada agraciado pela Câmara Municipal de Mãe do Rio. “Comparativamente as sementes jogadas em terreno fértil, os agraciados tinham germinado crescido e dado bons frutos para a sociedade, que agora esta usufruindo do trabalho positivo desenvolvido por cada um”, afirmou Júlio Bastos.

Já o presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), lembrou aos demais agraciados da responsabilidade de todos, a partir de agora, tendo em vista que, segundo ele, o reconhecimento do Poder Legislativo Municipal na realidade traduz o reconhecimento da sociedade que acompanha o trabalho de cada um em favor dessa mesma sociedade. “Somente os que têm coragem de ousar é que progridem, vencem e tem o reconhecimento da sociedade”, destacou Pioneiro

Homenagem com diploma e medalha de destaque Luso-Brasileira

Recebi homenagem, no dia 11 de novembro, com o diploma e a medalha de Destaque Luso-Brasileira no 10º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal, realizado na cidade de Faro, a 280 quilômetros de Lisboa, em Portugal,aonde tive a oportunidade de trocar experiências e conhecer um grande modelo de desenvolvimento em gestão pública.

Também fui um dos convidados para ministrar uma palestra e apresentar nosso trabalho na Assembleia Legislativa. Com toda certeza ,o conhecimento que tive lá só vai acrescentar na nossa gestão.

A homenagem oferecida pelos organizadores do evento foi um reconhecimento pela contribuição de cada participante ao aprimoramento no que diz respeito aos benefícios para a população dos estados. A delegação brasileira foi composta por 65 representantes entre gestores públicos,como prefeitos,governadores,parlamentares e empresários de empresas públicas,além de pessoas da área em questão.

Fiquei muito grato de ter sido escolhido um dos convidados especiais do evento promovido pelo Instituto Ambiental Biosfera. Foram muitas palestras que mostraram a autoridades brasileiras os avanços alcançados pela gestão pública do município de Faro, cidade de 60 mil habitantes que é referência em qualidade de vida, urbanismo e cultura na Europa.

É importante nós travarmos conhecimento com novas formas de gestão como esta da administração municipal de Faro. É um modelo que nós, administradores públicos brasileiros, devemos ter como referência para o nosso trabalho.

Pioneiro recebe título de Cidadão de São Miguel do Guamá


Numa recepção festiva com apresentação de grupos musicais e atrações culturais, o deputado estadual Manoel Pioneiro recebeu nesta sexta-feira, dia 16/12, título de cidadão guamaense da Câmara Municipal da cidade de São Miguel do Guamá. A sessão solene,que ocorreu na Câmara, contou com as presenças da prefeita Marcia Cavalcante , do presidente da Casa de Leis do município José Julio, além dos vereadores da cidade,imprensa e autoridades da região.

O título foi concedido pelo vereador José Julio, em agradecimento ao trabalho realizado pelo deputado para o desenvolvimento do município. “Manoel Pioneiro é aquele tipo de político que gostaríamos de apoiar mesmo não sendo do mesmo partido, é uma pessoa que sempre lutou por São Miguel do Guamá. Por isso, entregamos com muita honra este título de cidadão ao deputado pelo trabalho realizado em prol da nossa cidade”, afirmou o vereador José Julio.

A prefeita Marcia Cavalcante disse que Pioneiro sempre abraçou os municípios da região. “ Ele é um amigo e a região merece esta honraria em agradecimento a sua parceria ”disse.

Ao fazer o seu agradecimento a homenagem concedida, o deputado falou da importância do título recebido e destacou a luta pelo desenvolvimento do município e região.” Quero agradecer a Câmara Municipal e todos da cidade por este título. Já são 21 títulos de cidadão que acumulo na minha trajetória de vida que é de luta.Tenho 23 anos de vida pública e hoje quando chego aqui e recebo essa homenagem vejo que a vida é recompensada novamente.

Para o deputado o reconhecimento da sociedade é fundamental sobretudo para os legisladores. " Quero agradecer esta Casa pelo reconhecimento e dizer que com democracia e transparência vamos construir ainda mais São Miguel do Guamá,”finalizou Pioneiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado

Pioneiro recebe o Oscar Paraense

O deputado Manoel Pioneiro foi premiado com o Oscar em uma festa de glamour e requinte que marcaram a entrega do Oscar Paraense,neste sábado 18 de dezembro no salão Carajás do Hilton Hotel.

A festa é organizada pelo comunicador Joaquim Lima, Roberto Mendes e Brasil Mais Produtora. Considerado o evento que homenageia pessoas que se destacaram na sociedade paraense o evento trouxe atores de telenovelas, personalidades de todo Brasil, artes cênicas, companhias de danças e muitas atrações.O salão do Hilton Hotel, super lotou com a presença de cerca de 300 convidados como deputados,empresários e artistas.

Entre os mais de 20 homenageados também estava a deputada Nilma Lima (PMDB), o presidente da Câmara Municipal de Belém vereador Raimundo Castro, o prefeito do Muju Iran Lima e o empresário Flávio Costa, diretor da Mariza Alimentos, entre outros.

O deputado Manoel Pioneiro foi premiado com o título credibilidade política do ano pelas mãos de um dos organizadores do evento Roberto Mendes. O evento foi um encontro concorrido e destacado no seio da sociedade local. " Quero agradecer em primeiro lugar a Deus e depois aos meus pares por este prêmio e dizer que é um evento importante pois valoriza o trabalho das pessoas e incentiva",disse.

Pioneiro é agraciado com o troféu honorário do Sindicombustíveis


Em noite de confraternização,o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado do Pará (Sindicombustíveis) reuniu cerca de 300 revendedores, agentes do mercado e autoridades ,em uma cerimônia realizada na noite de sábado (10), no Buffet “Estação Gourmet”.

Na oportunidade o deputado Manoel Pioneiro, presidente da Assembleia Legislativa do Pará,um dos convidados do evento, foi homenageado com o troféu de "Revendedor de Combustíveis Honorário", oferecido pelo sindicato. O troféu, que homenageia personalidades por sua contribuição para o desenvolvimento do setor de combustíveis, foi entregue pelo presidente do Sindicombustíveis-PA, Alírio Gonçalves.

O troféu de “Revendedor de Combustíveis Honorário” foi instituído pelo Sindicombustíveis-PA há 11 anos como forma de reconhecer o trabalho de pessoas que contribuem para o desenvolvimento do setor, com ações diretas ou indiretas. Em votação unânime entre a diretoria do sindicato, os agraciados do ano de 2011 foram o presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro e o vereador Walter Arbage (PTB).

No discurso de abertura, o presidente do Sindicombustíveis-PA, Alírio Gonçalves, destacou a honraria concedida ao chefe do Legislativo paraense. “Do poder público, aqui muito bem representado pelo presidente da Alepa, gostaria que continuassem a crer em nossa nobreza de objetivos, dando-nos o necessário suporte para continuarmos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da nossa tão querida Amazônia. A partir de hoje, o Sr. Manoel Pioneiro passa a integrar a nossa galeria de honra dos grandes nomes que contribuíram e contribuem com a região e, automaticamente, com o setor de combustíveis”, disse Alírio.

A noite também consagrou os revendedores Antônio Mendes e Antônio Ribeiro sendo os dois, os que mais se destacaram no ano de 2011 com o troféu “Revendedor Destaque 2011″. O evento reuniu toda a diretoria do Sindicombustíveis-PA, fornecedores, revendedores, empresários, parceiros entre outros.


Pioneiro recebe a Medalha do Mérito de Defesa Civil pelo Dia do Bombeiro Paraense


Em comemoração alusiva aos 129 anos de história do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, completados ontem (24), o presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro, foi agraciado na manhã desta sexta-feira (25), no quartel do Comando Geral com a medalha do mérito de Defesa Civil pelo Dia do Bombeiro Paraense.

A outorga da Medalha do Mérito de Defesa Civil e concedido a personalidades civis e militares, criada com o intuito de reconhecer os serviços prestados na área de assuntos relacionados à Defesa Civil, isto é, na diminuição dos danos humanos e na prevenção e preparação das populações atingidas.

O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Pará é o quinto maior do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais. Em todo o estado são 3.208 bombeiros. Além do quartel do Comando Geral, a corporação conta ainda com 14 Unidades Operacionais distribuídas na Região Metropolitana de Belém e está presente em 20 municípios.

A comemoração contou também com a presença do governador Simão Jatene, dentre outras autoridades e convidados e encerrou com o desfile militar da tropa a pé firme e das viaturas operacionais.

Presidente da Alepa  é agraciado com o troféu “FIDA 18 anos de conquistas”



O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro, participou na noite desta terça-feira (25), no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, da abertura oficial da 18ª edição do Festival Internacional de Dança Amazônica – FIDA. Pioneiro foi agraciado com o troféu “FIDA 18 anos de conquistas”, recebendo das mãos da idealizadora e coordenadora do festival, Clara Pinto, a homenagem especial. Serão seis dias de festival, que já é considerado pela crítica especializada como um dos mais importantes eventos para bailarinos amadores e profissionais do País. O festival terá a presença de bailarinos de renome nacional e internacional como Carlinhos de Jesus, Ana Botafogo que desde 1981 é a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Frederico Fernandez, o primeiro bailarino do Teatro Colón da Argentina, que irão apresentar em Belém, seus grandes espetáculos.

Pioneiro destacou a incansável dedicação de Clara Pinto à dança “Clara Pinto é
 uma mulher que há 25 anos dedica sua vida e o seu amor à dança, dedica seu tempo em divulgar a dança no Estado do Pará, dedica seu trabalho em divulgar a dança amazônica pro Brasil todo conhecer, é por isso que sua companhia de dança é uma das mais premiadas de nossa região”, disse Pioneiro.

Além do presidente da Alepa, estiveram presentes na abertura do festival, o deputado Fernando Coimbra (PDT), o secretário legislativo Ítalo Mácola, o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Solano, o presidente da Fundação Tancredo Neves, Nilson Chaves, que representava a primeira dama Ana Jatene, a diretora da Fundação Cultural do Pará, Lucinnha Bastos e a presidente da Funpapa, Maria Costa.