quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Suplente de Novelino, Nélio Aguiar toma posse


O ex-vereador de Santarém Nélio Aguiar (PMN) tomou posse como deputado estadual na Assembleia Legislativa (Alepa) na manhã desta quarta-feira 29. Ele ocupa a vaga de Alessandro Novelino (PMN), que faleceu no dia 25 em um desastre aéreo. O presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), empossou o novo parlamentar, que fez o juramento de cumprir as Constituições do Pará e do Brasil.

O médico santareno Nélio Aguiar entrou para a vida pública em 2008. Ele foi eleito vereador por Santarém com 19.151 votos pela coligação PPS/PSDC/PRTB/PMN/PRP. Em 2010, concorreu a deputado estadual, mas não conseguiu se eleger, porém ficou como o primeiro suplente do deputado Alessandro Novelino.


Nélio Aguiar, que renunciou à vaga de vereador nesta terça-feira 28, garante que irá respeitar o trabalho do deputado Alessandro Novelino. “Nós vamos verificar os projetos do deputado Alessandro Novelino em andamento. A gente também vai dar continuidade às propostas que ele apresentou aqui na Assembleia, visando o benefício da sua base eleitoral, o benefício dos paraenses”, afirmou.


A região Oeste do estado é á principal área de atuação de Nélio Aguiar, que já foi secretário de Saúde em Santarém e espera colaborar com o governador Simão Jatene no desenvolvimento do Estado do Pará: “Nossa expectativa é de realizar um grande trabalho e poder representar bem o povo do Oeste do Pará, bem como apoiar as ações do governador Simão Jatene, pois nós acreditamos muito no seu trabalho como gestor e como estrategista”, disse.


 Fonte: Imprensa Alepa

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prefeito de Tucumã é aclamado o novo presidente da AMAT

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins (AMAT) decidiram,no final da tarde desta segunda-feira (27) aclamar Celso Lopes Cardoso (PSD), prefeito de Tucumã, como presidente da entidade. Como o resultado da eleição foi empate (17 a 17), os prefeitos entenderam hoje que deveriam dar posse ao mais velho dos dois postulantes. O outro candidato da eleição, era o prefeito de Abel Figueiredo, Hidelfonso de Abreu Araújo (PP).

Na ocasião o   Celso afirmou que " o mandato do atual presidente foi prorrogado até hoje ( ontem). Se não definirmos agora vamos ter que fechar as portas da Amat,que ficará sem diretoria",disse o prefeito antes da aclamação de seu nome para entidade.

 A posse do gestor de Tucumã ocorreu  no inicío da noite de ontem,na sede da entidade em Belém,logo após a eleboração da ata da assembleia.


sábado, 25 de fevereiro de 2012

Deputado Alessandro Novelino será velado na Alepa

Os corpos do deputado estadual Alessandro Novelino e do chefe de gabinete dele na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), José Augusto dos Santos, serão velados a partir das 19 horas deste sábado 25 no hall do Palácio Cabanagem, em Belém. O velório se estenderá até as 10 horas da manhã de domingo 26. O enterro será no cemitério Recanto da Saudade, em Ananindeua.
O deputado e o assessor parlamentar morreram na queda do avião bimotor, prefixo PT-LAB, que os transportava para Tomé-Açu, no nordeste do estado. O acidente, no qual também faleceu o piloto Roberto Carlos, foi no começo da manhã, à altura do município de Acará. Os corpos foram resgatados no final da tarde e transportados para o Instituto Médico Legal (IML)
O deputado Alessandro Novelino era sócio proprietário da Rede Ale de postos de combustíveis, tinha 39 anos, era casado e exercia o terceiro mandato de deputado estadual pelo Partido da Mobilização nacional (PMN).
Eleito pelo então PL em 2002, foi reeleito pelo PSC em 2006. Durante a legislatura 2007-2011 migrou para o PMDB, retornou ao PSC e por fim filiou-se ao PMN, legenda que o levou ao terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Pará, com 23.389 votos.
Seu suplente na ALEPA é o vereador santareno Nélio Aguiar (PMN), 56º candidato mais votado em 2010, com 19.151 votos. Alessandro Novelino deixa esposa e um casal de filhos.

O deputado estadual  e presidente da Assembleia Legislativa Manoel Pioneiro prestou solidariedade aos amigos e familiares todo o dia de hoje.

 Imprensa-Alepa

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pioneiro recebe visita de Defensor Público Geral do Estado



 Nesta sexta-feira (24/2/12), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará,  deputado Manoel Pioneiro  (PSDB), recebeu a visita do Defensor Público-Geral do Estado do Pará,  Antônio Roberto Figueiredo Cardoso. Durante o encontro,o Defensor abordou que pela primeira vez a  Defensoria Pública prestará contas para a ALEPA   e  que na próxima semana  irá dirigir-se ao plenário desta Casa e apresentar a prestação de contas da instituição."Além do Estado, a  partir deste ano, também prestaremos contas para a Assembleia Legislativa",disse.

O Defensor -Geral  informou que mostrará ao presidente do Poder Legislativo Estadual, as  várias  ferramentas de gestão que foram criadas pela defensoria, com o objetivo de estreitar as relações e intercâmbios institucionais entre as instituições. Ele destacou  também a importância de retomar a discussão sobre um projeto de Lei  para fazer com que a Lei Estadual dos Defensores Públicos seja adequada a Lei federal. "Queremos que a Assembleia aperfeiçoe esta Lei para  que ela tenha uma legitimidade  muito maior",afirmou.

Ao final do encontro o Defensor  agradeceu o apoio, reiterando o propósito de aproximação da Defensoria com os poderes e órgãos públicos . " Há muitos anos a defensoria tem parceria com o Poder Legislativo, mas quero ressaltar que no mandato do presidente Pioneiro nossa parceria tem sido mais próxima, com grande cumplicidade e respeito."concluiu.

 O presidente Manoel Pioneiro garantiu que a Assembleia continuará apoiando as iniciativas da Defensoria tendo em vista que é uma Instituição que está em todo Estado do Pará e é fundamental para a população mais carente." Sinto-me feliz em receber aqui   todas as instituições, principalmente a Defensoria Pública que tem um trabalho  em favor dos mais necessitados",ressaltou.

O presidente elogiou o trabalho exercido pela Defensoria Pública, salientando o crescimento da Instituição nos últimos anos  e sobretudo a preocupação com problemas existentes nos municípios  de um modo geral 

Durante a visita ,o Defensor Público Geral esteve acompanhado do Subdefensor  Luís Carlos de Aguiar Portela,dos Defensores Públicos José Carmo  Sampaio Martha , Jennifer Araújo e  Bruno  Braga .


Fonte: Ascom do deputado Manoel Pioneiro

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

XXI Congresso Brasileiro dos Magistrados

  
O presidente da Assembleia Legislativa deputado Manoel Pioneiro recebeu nesta   quinta-feira  (23)  a visita dos membros da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) com   a presença da Juiza de Direito do Estado do Amapá  Priscila Peixoto, o Desembargador e presidente da AMB  Nilson Calandra ,o vice-presidente da AMB Marcos Daros e o presidente da AMB do Estado do Pará Heyder Ferreira.


 O objetivo da visita foi conversar com o poder Legislativo sobre a importância do  XXI  congresso  da Associação dos Magistrados Brasileiros- AMB , que será realizado na cidade de Belém, entre os dias 21 e 24 de novembro de 2012.  Na ocasião  o deputado Manoel Pioneiro  saudou os magistrados da entidade e se colocou a disposição para ajudar na realização do congresso.

 O Congresso,  é de âmbito nacional,e  reúne cerca de dois mil magistrados,ocorre a cada três anos e se reveste de fundamental importância ciêntifica,contando normalmente com os mais significativos nomes do Direito,do Poder Judiciário e da Sociedade Civil. Na oportunidade serão debatidas e ofertadas propostas concretas para aperfeiçoamento do Poder Judiciário Brasileiro.

 Dos 17 mil juizes no Brasil 15 deles são associados a AMB. Todas as organizações estaduais são ligadas a instituição.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Eleição para a presidência da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (AMAT)


Empatou  a eleição para a nova diretoria da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins (Amat/Carajás), ocorrida no auditório do hotel Itacaiúnas, em Marabá. Dos 38 prefeitos aptos para votar compareceram 35, sendo que não votaram os gestores de Floresta do Araguaia, Sapucaia e Novo Repartimento.
No final da apuração foram conferidos 34 votos, sendo 17 para a chapa "Integração", encabeçada pelo prefeito de Tucumã Celso Lopes Cardoso (PSD) e 17 para a chapa "Unidos pela Amat Carajás", que tem a frente o prefeito de Abel Figueiredo, Hidelfonso de Abreu Araújo (PP). 
De acordo com o entendimento dos 17 gestores que votaram na chapa "Integração", o prefeito de Tucumã, Celso Lopes, deveria ser proclamado vencedor do pleito, uma vez que a Constituição Federal prevê que em caso de empate em eleições ganha o candidato mais velho."Pela Lei e pela lógica, o Celso Lopes tem que ser aclamado o novo presidente da Amat", disse a prefeita de Rondon do Pará, Cristina Barros Malcher.


 Informações do Jornal o Liberal

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Município de Primavera inaugura obras


Neste sábado (11) participei  das  inaugurações da Escola Raimunda Figueiredo de Oliveira,da pavimentação de cinco quilômetros de vias,e Posto Municipal de Saúde na cidade de Primavera, junto com o Governador simão Jatene, os senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto,  do deputado federal José Priante, assim como meus colegas deputados estaduais, Cilene Couto e Fernando Coimbra além de muitas autoridades estaduais e locais. Com o convite  da Prefeita Cleuma Bezerra (PSDB), tivemos a oportunidade de conversar com a população local e receber o carinho de uma gente trabalhadora, que tem certeza de que os dias serão cada vez melhores.
No Brasil inteiro existe um processo de reversão do êxodo que aconteceu durante as décadas de 70 e 80, principalmente, em que as pessoas buscavam novas oportunidades nas capitais. Hoje, muitas pessoas que foram estão voltando e a juventude, que era a principal fonte desta movimentação, entende a importância de integrar o grupo daqueles que prezam pelo desenvolvimento local. Além disso, cada vez mais os programas e projetos, no caso do Governo Estadual, são mais descentralizados, garantindo que mais cidadãos tenham acesso às condições para exercer plenamente suas potencialidades.
A presença dos deputados no evento foi saudada pelo Governador com bastante entusiasmo, quando este afirmou que sem eles aquele momento não seria possível. Concordo com o Governador, sem uma forte parceria entre Legislativo e Executivo, as administrações ficam fragilizadas, expostas a oportunismos políticos e eleitoreiros. Quando o trabalho é produzido de forma conjunta, os resultados aparecem, principalmente quando temos na prefeitura gestores com visão de futuro e experiência, como é o caso da prefeita  Cleuma Bezerra.
E quero anunciar a todos os meus leitores que esta cidade realmente está inovando: quem pavimentou as ruas: foi o governo do estado, mas quem construiu o meio fio foi a população, mostrando que o voluntariado pode fazer grandes obras, quando há confiança na administração e certeza de que os recursos estão sendo bem aplicados. Quando que alguém ajudaria nesta tarefa se desconfiasse das motivações daqueles que estão participando da empreitada. Este é um exemplo que terei o orgulho de levar para cada canto que for convidado a estar.

 Tive a oportunidade de falar no evento que há  sete meses eu, Fernando Coimbra,Cilene Couto e José Megale estivemos reunidos  discutindo algumas solicitações da prefeira de  Primavera. Simão Jatene tinha acabado de receber  o governo do  Estado. Nossa agonia era muito grande. Fizemos uma reunião  por imposição  das prefeitas do PSDB ,que por sinal são muitas . E essa reunião foi preocupante, porque a  nossa prefeita Cleuma Bezerra chorando pedia uma ambulância para o município , para vocês  terem noção do que estava acontecendo no Estado.

Com a ajuda da deputada Cilene Couto ,o esforço de Cleuma  o governo do Estado trouxe a ambulância para Primavera. E agora quase sete meses depois justamente quando o município   ,  completou 50 anos, o governador  Simão Jatene veio entregar asfalto,inaugurar obras e assumir compromisso também de pavimentação da outra parte da cidade e a implantação da rede de abastecimento de água.


Parabéns prefeita Cleuma Bezerra  e a toda população de primavera.


 Manoel Pioneiro

 Mais fotos do evento no facebook.com/manoelpioneiroperfilII

Inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento do Pará (UPA) foi no município de Capanema

   Com capacidade para atender até 300 pessoas por dia, foi inaugurada neste sábado (11) a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do município de Capanema,nordeste paraense. A unidade  foi habilitada pela Portaria nº 427, de 2 de março de 2010, com recursos do governo federal estimados em R$ 2 milhões, liberados por meio do Programa Fundo a Fundo, para a construção e compra de equipamentos. A UPA 24h  de Capanema possui  11 eleitos  e prestará atendimento de baixa e média complexidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O Ministério da Saúde garantiu o recurso de custeio mensal à Unidade  de R$ 300 mil, enquanto o governo do Estado e a prefeitura de Capanema repassarão, cada um, R$ 150 mil, colaborando com a manutenção. Presente na solenidade, o deputado Manoel Pioneiro, destacou quando não se divide é isso que acontece: com a união dos governos  está instalada a unidade Josiel Rodrigues Martins,a UPA, para facilitar a vida da população."Isso para nós é uma felicidade,uma tranquilidade, porque nós sabemos que o ritmo que o governo teve em 2011 vai ter em 2012 . É sáude,é asfalto,é abastecimento de água,é obra e nós estivemos  caminhando e observando esse trabalho.

  Mas o que eu venho aqui  reafirmar é que  tudo isso que está acontecendo no governo é também porque a Casa Legislativa se uniu para  fazer com que nós pudessemos não só focar na  ideologia, mas trazer a soma e o benêficio para o povo do Pará",disse. Já Simão Jatene disse em  seu discurso que esta é uma bela demonstração de que o trabalho em conjunto traz benefícios à população.
 Além da presença do Governador Simão Jatene e do Prefeito Eslon Martins o eventou contou com o deputado Carlos Bordalo  que representou o Ministro da Saúde Alexandre Padilha ,além dos deputados Fernando Coimbra,Cilene Couto e Marcio Miranda;dos senadores Flexa Ribeiro e Mario Couto e secretários de Estado, autoridades das bancadas federal  e vereadores dos municípios de Capanema e região.

 Ascom-Gabinete

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jatene entrega Unidade de Pronto Atendimento em Capanema

 Na tarde deste sábado (11), o  deputado Manoel Pioneiro  irá acompanhar a comitiva do governador Simão Jatene na inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a primeira Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  em Capanema. A solenidade contará com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito de Capanema, Eslon Martins.

 A UPA de Capanema foi habilitada pela Portaria nº 427, de 2 de março de 2010. Os investimentos de quase R$ 2 milhões, recursos do Programa Fundo a Fundo, viabilizaram a construção do prédio e a compra de equipamentos. Erguida numa área com quase mil metros quadrados, na Rua Laudelino Valente, no bairro de São Cristóvão, a Unidade será mantida com uma gestão tripartite - de responsabilidade das três esferas de governo.

 A UPA de Capanema oferecerá serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. A população terá acesso a atendimento para hipertensão, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e aos primeiros socorros em caso de infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O governador e o ministro também vão inaugurar a primeira Central de Regulação Médica do Samu 192 da região, que atenderá 38 municípios do nordeste paraense, beneficiando aproximadamente 1,3 milhão de habitantes.

Agência Pará

Centro de Atendimento ao Cidadão da Alepa estará em Mosqueiro


Com o Centro de Atendimento ao Cidadão da Alepa (CAC) a população de Mosqueiro terá a oportunidade nesta sexta-feira (10) e sábado (11)  de retirar documentos, como certidão de nascimento,carteira de trabalho,carteira de identidade, orientação de assuntos nas áreas jurídicas e sociais,foto 3x4 entre outros serviços básicos ao cidadão. O posto do CAC será instalado na Vila de Mosqueiro ,próximo ao cemitério.


Fonte: Ascom

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pioneiro recebe comissão do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa


Os dirigentes do Sindicato da Assembleia Legislativa do Pará (Sindalepa), tiveram audiência, na manhã desta quinta-feira (9/2) com o presidente Manoel Pioneiro e os deputados Carlos Bordalo e Raimundo Santos. Uma comissão do sindicato  levou ao conhecimento do presidente do poder legislativo e dos parlamentares presentes o plano de cargos,carreiras e remunerações (PCCR).

A reunião aconteceu com muita tranqüilidade. Ao ouvir as reivindicações das lideranças Pioneiro assegurou que sindicato poderá contar com o Parlamento. "Aquilo que nós pudermos fazer pela classe trabalhadora, nós faremos”,disse. 


 
 Membro do sindicato e servidora há 34 anos a consultora  Maria do Socorro de Lima Álvares disse  que a reunião foi muito satisfatória. “ O presidente  Pioneiro desde que assumiu sempre nos atendeu e desta vez não foi diferente,e nos deu toda atenção necessária”,ressaltou.

 A servidora explicou  que já em março "a Assembleia deve repassar o mesmo valor do executivo e mais um percentual   da perda histórica dos servidores" reivindicada pelo sindicato. “Esta atitude é uma motivação ao trabalho pois além disso o presidente disse que
 vai repassar o que puder até conseguir suprir todo o valor que estamos solicitando",finalizou. 



Fonte: Ascom

Alepa e EGPA unem-se para oferecer cursos aos servidores

 A Escola do Legislativo do Estado do Pará (ALEPA) realizará, em parceria com a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), vários  cursos profissionalizantes .O anúnciou foi feito nesta quinta-feira  (09/02) pela rádio legislativa da Alepa. As inscrições serão realizadas na Escola do Legislativo, no horário de 8:00 as 12:00, a partir do dia 09 de fevereiro de 2012. 

 Veja os cursos oferecidos:
        
Curso
Período
Horário
Vagas
Local
Inscrições
Relações Interpessoais
05 a 09/mar.
8:00 as 12:00
15
EGPA
09 a 24/fev.
Gestão de Material e Patrimônio
05 a 09/mar.
14:00 as 18:00
10
EGPA
09 a 24/fev.
Ética no Serviço Público
12 a 16/mar.
14:00 as 18:00
5
EGPA
09 a 24/fev.
Licitação e Contratos
12 a 16/mar.
14:00 as 18:00
10
EGPA
09 a 24/fev.
Qualidade no Atendimento ao Público
12 a 16/mar.
8:00 as 12:00
10
EGPA
09 a 24/fev.
Técnica de Redação Oficial
12 a 16/mar.
8:00 as 12:00
15
EGPA
09 a 24/fev.
Básico Secretariado na Administração Pública
19 a 23/mar.
14:00 as 18:00
15
EGPA
09 a 24/fev.
Oratória: Técnica para se Comunicar em Público
19 a 23/mar.
08:00 as 12:00
15
EGPA
09 a 24/fev.
Auditoria Pública
26 a 30/mar.
14:00 as 18:00
10
EGPA
09 a 24/fev.

Pós-Graduação
Além dos cursos profissionalizantes a Escola do Legislativo também  firmou parceria com a Universidade Federal do Pará  (UFPA) para cursos  de  pós graduação en Gestão Pública  que deverá iniciar as turmas em março."A aproximação entre o Parlamento e a universidade é uma das formas de o Legislativo estar mais próximo da população,afirmou o diretor da Escola do Legislativo Neuracy Chaar. Para o deputado Pioneiro" é uma honra  ter a UFPA conosco e vamos valorizar esta parceria", afirmou.

Fonte: Ascom

Pioneiro recebe delegação de Abel Figueiredo


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Manoel Pioneiro, recebeu, nesta quarta-feira (8-02), uma delegação com  10 lideranças do município de Abel Figueiredo que vieram a Belém fazer uma visita de cortesia ao deputado e conversar sobre alguns problemas que o município enfrenta atualmente. “Temos uma enorme confiança no Pioneiro,conhecemos seu trabalho,ele é para nós um porto seguro,e em um momento como este não podiámos deixar de mostrar nossa solidariedade"disse o vereador Carlinhos. 

 Para o deputado Manoel Pioneiro “é importante receber esta delegação para que possamos viver a atividade política do dia a dia de cada cidade do nosso Estado,fornecendo informações, dando participação a todos os segmentos da sociedade e ouvindo demandas de parcerias”, ressaltou o deputado.


 Fonte: Ascom

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pioneiro faz pronunciamento em sessão ordinária e esclarece mais uma vez denúncias

Na manhã desta terça-feira o presidente da Alepa deputado Manoel Pioneiro fez pronunciamento e anunciou destituição de comissões. 


Pioneiro rebateu mais uma vez denúncias contra sua gestão que vêm sendo feitas pela primeira secretária Simone Morgado (PMDB). E disse a todos os deputados e aos servidores que lotaram a galeria da Casa que está de cabeça erguida e não permitirá que denúncias sem provas  o julgue como desonesto. Na oportunidade o deputado afirmou que " em sua gestão essa Casa será sempre respeitada".  
 "Não podemos  aceitar que ações pouco democráticas impeçam o legislativo estadual de cumprir sua missão CONSTITUCIONAL. Nosso parlamento é um colegiado.Não pode a atitude isolada de um parlamentar imobilizar os outros 40, como se aquele fosse detentor exclusivo da verdade. Este poder é maior que qualquer vaidade.Vou sempre  trabalhar  com transparência e honestidade  e buscar sempre o melhor para a população do Estado do Pará",declarou aos parlamentares.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Liga Esportiva do Município de Ananindeua renova diretoria


  A diretoria que foi eleita para presidir a Liga Esportiva do Município de Ananindeua (LEMA)  no período de  2012 a 2015 tomou posse na noite desta quinta-feira dia 2, no Clube Israel Vasconcelos em Ananindeua.

A cerimônia de posse contou com a presença maciça dos representantes dos 120 clubes da região,imprensa local,autoridades do município e convidados. Além da nova diretoria tendo à frente o presidente Felício Pinto, foi apresentado também, o  novo planejamento de gestão da entidade.

Um dos temas abordados na solenidade de posse foi  a falta de incentivo à prática esportiva na região .Para o presidente reeleito da entidade a falta de incentivo atrapalha o andamento dos trabalhos.“ Falta incentivo aos clubes no nosso município, infelizmente não contamos com o apoio das empresas e nem do governo municipal. Época boa ,e que tivemos apoio para a nossa liga, foi na gestão do então prefeito Manoel Pioneiro,atual presidente da Alepa” reclamou Felício.

 O empresário Sorriso Glayson ,um dos a apoiadores da LEMA, ressaltou que o apoio ao esporte  é funtamental para a entidade  prosseguir pelos próximos anos. “ A LEMA sempre trabalhou principalmente em prol de todas as modalidades incentivando não só o futebol mas outros esportes .  Além disso  é reconhecido o trabalho social tirando muitos jovens da ociosidade e exemplo de vitória que é o Felício”,disse.

Fonte: Ascom gabinete do deputado

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sessão solene marcou o início dos trabalhos legislativos

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará abriu nesta quarta-feira (1º), às 9h00 no plenário Newton Miranda da Casa ,sessão solene  da 2ª Sessão Legislativa da 17º Legislatura de 2012.
O presidente da Assembleia Manoel Pioneiro compôs a mesa ao lado do  governador em exercício Helenilson Pontes, do presidente do Tribunal de Contas do Estado Cipriano Sabino,do Senador Flexa Ribeiro ,além de parlamentares e convidados. 
No plenário, o presidente deputado Pioneiro  convidou os presentes a se postarem de pé, para ouvirem o Hino Nacional e o Hino do Pará, executado pela cantora lírica Gabriela Florenzano, seguido da banda da polícia militar.
O governador em exercício, Helenilson Pontes, apresentou, a mensagem do Executivo para a sessão de abertura do ano legislativo de 2012. O documento faz um balanço das ações do governo no ano de 2011, com os principais resultados alcançados, além de indicativos das ações para 2012.
 Na ocasião o chefe do executivo dividiu democraticamente o tempo para os pronunciamentos dos deputados da oposição e da situação  ,o que gerou a satisfação de todos.
 Ao final da sessão Pioneiro agradeceu a presença de todos , e disse que o trabalho vai continuar." Vamos continuar trabalhando como sempre estivemos. Este poder está imbuído na luta com o governo do Estado pelo desenvolvimento do Pará e no combate a desigualdade social",disse.
 AUTORIDADES PRESENTES
A solenidade contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça do  Estado, do Pará ,do Ministério Público,Tribunal de Contas do Estado e do Município . Também estavam presentes vários  secretários de estado, prefeitos de vários municípios paraenses  e outras autoridades civis e militares, parlamentares e convidados.


Fonte: Assessoria de Comunicação